Torres de resfriamento são muito importantes para indústria em geral. É um dispositivo de remoção de calor usado para transferir calor residual de processo para a atmosfera. As torres de resfriamento podem utilizar a evaporação da água para remover o calor de processo e resfriar o fluido de trabalho para perto da temperatura de bulbo úmido ou utilizar somente ar para resfriar o fluido de trabalho para perto da temperatura de bulbo seco.As torres variam em tamanho, desde pequenas unidades no topo de telhados a estruturas hiperboloides.
Existem duas subdivisões de torres : natural e mecânicas. As torres naturais são projetadas com chaminés de concreto de grandes tamanhos, de onde a água flui pela força gravitacional realizando assim a troca de calor. As torres mecânicas são mais comuns e utilização ventiladores que forçam o contato do ar através da água que cai por ação gravitacional nas superfícies de refrigeração (células) o qual transfere o calor latente por convecção.
As torres de resfriamento são projetadas para atenderem a transferência de calor considerando o dia mais quente do ano . Nos períodos de
temperaturas externas mais baixas os ventiladores operam no ponto em condições nominais. Reduzindo-se a velocidade do motor do ventilador e ajustando a tempetura do processo em função da rotação, a economia de energia é expressiva.
· Controlar e modular a velocidade do motor do ventilador em função da temperatura externa
· Modular a velocidade do motor da Bomba de água fria em função da carga
· Expectativa de até 40 % de economia de energia