As pontes rolantes são equipamentos usados para transportar cargas dentro de um espaço físico pré determinado. Tem o nome de "ponte rolante" por ser constituída basicamente de uma viga principal apoiada em cada extremidade por apoios rolantes que se deslocam sobre dois trilhos elevados e paralelos afastados um do outro o comprimento aproximado da viga.O deslocamento da viga principal é no seu sentido
transversal, tanto para a direita como para a esquerda, pela extensão dos trilhos e geralmente em planos horizontais ou, em casos especiais os trilhos podem seguir trajetória curva e os planos serem levemente inclinados.
Acrescentado à viga principal geralmente existe um guincho capaz de suspender as cargas verticalmente do chão até aproximadamente a altura da viga principal. Este guincho frequentemente está instalado sobre um carro que se desloca longitudinalmente através da viga principal. No Brasil a norma da ABNT que rege o projeto e a construção de máquinas de elevação é a NBR 8400 - Cálculo de Equipamentos para Elevação e Movimentação de Carga - de 1984.
Considerando a instalação de inversores nos motores de anéis, e curto-circuitando-se os terminais, pode-se alcançar uma economia de energia elétrica próximo de 45% uma vez que a energia cinética que se transforma em forma de calor nas resistências serão controladas inclusive reduzindo as correntes de in-rush na partida dos mesmos.
As vantagens são diretas:
· O fator de potência passa a ser próximo de 0,95 em detrimento ao fator de 0,45 a 0,78 existentes nos motores de anéis;
· Partidas suaves o que permite de forma mais adequada e precisa a movimentação de carga;
· Substituindo-se o motor de anéis por motores de gaiola de alto rendimento , teremos a economia intrínseca de um motor de alto rendimento, adicionado ao custo de manutenção nos anéis e porta escovas;
· Minimização do desgastes de lonas e pastilhas de freio haja visto que o inversor de frequência desacelera o motor até próximo da velocidade zero de forma controlada e eletrônica;
· Ajuste refinado durante as manobras da ponte;
· Redução dos níveis de ruído, nas imediações da ponte, devido à ausência de grandes chaveamentos eletromecânicos;
· Ausência de transitórios e de picos de corrente sobre os motores e sistema elétrico devido ao chaveamento de bancos de resistências;
· Naturalmente, o consumo de energia será reduzido, não somente devido acionamento, mas também pela redução dos componentes elétricos acessórios instalados.
· Controlar e modular a velocidade do motor da elevação utilizando inversor de frequência .
· Controlar e modular a velocidade do motor da translação utilizando inversor de frequência
· Controlar e modular a velocidade do motor da elevação auxiliar utilizando inversor de frequência
· Expectativa de até 40 % de economia de energia