O ar pode ser comprimido através de bombas, compressores e outros equipamentos, para várias finalidades. O ar comprimido é uma importante forma de energia, que em diversas atividades produtivas complementa ou substitui com vantagens. As grandezas fundamentais do ar comprimido são sua pressão, temperatura e umidade. A energia no ar comprimido é devida principalmente à pressão que ele possui acima da pressão atmosférica, embora essa energia possa ser aumentada por aquecimento do ar depois da compressão e imediatamente antes do uso.
Suas aplicações mais usuais são: indústrias, captação de água, tratamento de esgoto, sistemas automatizados em geral, construção civil, agricultura, aviação, navegação, siderurgia, limpeza, tratamento de superfícies, extração de petróleo, etc.
Na automação de movimentos na indústria, pode-se utilizar energia de diferentes formas, a energia elétrica em suas formas tradicionais, a energia hidráulica quando a necessidade de grandes esforços e a pneumática quando precisamos de esforço moderado e grandes velocidades, quando o ambiente limpo é de fundamental importância, a exemplo da indústria alimentícia, ou quando o ambiente é inflamável ou hostil, na presença de pó ou vapor.
Muito embora o ar seja facilmente encontrado na natureza, o ar comprimido é uma fonte de energia que está longe de ser econômica. Já que para comprimi-lo é necessário investimento inicial em compressores, filtros, secadores e outros equipamentos que lhe dão a qualidade adequada ao uso.
Cerca de 94% da energia elétrica usada por um compressor de ar é convertida em calor e perdida através da radiação no processo de compressão. Os 6% restantes são convertidos em perdas de calor de ar comprimido. Portanto, uma unidade de recuperação de calor projetada da forma adequada pode recuperar até 94% dessa energia térmica disponível para aquecer ar ou água (até 90°C ) Água pré-aquecida pode ser usada no processo de aplicação para reduzir o uso das fontes de energia tradicionais.
Outra forma de reduzirmos o consumo de energia é instalação de PLC de controle central que permitem um monitoramento central de diversos compressores por toda a rede de ar comprimido a partir de um local o que garante um desempenho otimizado durante a fabricação. O gerenciamento adequato da rede de comprimido ajuda a economizar energia, aumenta a eficiência da produção.
O acionamento de velocidade variável possibilita o ajuste automático do fluxo e da pressão de acordo com as demandas da unidade geradora. Quando necessário, o fluxo pode aumentar, bastando, para isso, ajustar a configuração de pressão do compressor.
· Controlar e modular a velocidade do motor do compressor em função da carga;
· Instalação de trocador de calor;
· Instalação de um CLP para implementação do controle central;
· Expectativa de até 30 % de economia de energia.